O que é Pilates?

O estúdio Pilates & Cia tem como objetivo levar maior qualidade de vida para as pessoas através do exercício físico. O método Pilates é uma atividade complexa, que condiciona o físico e a mente por meio de uma orientação individualizada e num ambiente onde não existe risco de lesões.

Joseph Pilates

Criado em 1914 pelo alemão Joseph Hubert Pilates, esse método tem como base o conceito de contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares corporais.A maioria dos exercícios é realizada na posição deitada para diminuir os impactos nas articulações de sustentação do corpo e, principalmente, na coluna vertebral.Durante a prática, há grande ênfase na respiração, no controle de centro, no alongamento axial e na integração de movimento para promover o fortalecimento abdominal.Joseph Pilates criou esse método para reabilitar soldados após a Primeira Guerra Mundial. Sua filosofia inicial – e que perdura até hoje – era integrar corpo e mente.O programa envolve exercícios de alongamento e de fortalecimento, muitas vezes realizados num mesmo movimento.“ Em dez aulas sentirá a diferença em trinta você terá um corpo inteiramente novo” Josefh Pilates

que acontece nas aulas de Pilates:

Realização de exercícios de forma suavePoucas repetições de cada movimentoGrande repertório de exercíciosUso de aparelhos e de acessórios criados especialmente para realização dos exercíciosAdaptação de acordo com a capacidade física de cada indivíduo

A procura por exercícios Pilates é muito grande, isso porque o foco do método Pilates é a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida, o método Pilates une o corpo e a mente, e isto é exatamente o que as pessoas procuram no dia de hoje.

Tonifica os Músculos: Pilates vai tonificar os glúteos, coxas, braços e ombros, roporcionando um abdome e cintura definidos. O Método permite que os músculos fiquem mais fortes e concentrados, sem o estresse provocado pela corrida ou pela ginástica de alto impacto.

Melhora a postura: Este método vai fazer com que você aprenda a manter uma postura saudável constante, e com isso evitará uma série de problemas decorrentes de mau posicionamento da coluna e dos ombros.

Trabalha o Corpo Inteiro: Pilates também melhora o sistema imunológico, ou seja, faz com que certos tipos de doenças deixem de ocorrer. O Trabalho com as articulações, com a parte óssea e o fato de proporcionar o aumento da flexibilidade do corpo diminui riscos de males da coluna, do nervo ciático, de tensão no pescoço etc.

Alivia o Estresse: O foco na respiração vai fazer com que você aprenda a respirar melhor, livrando o organismo de toxinas, se revitalizando depois de um dia de estressante. Aprender a respirar direito é um dos grandes benefícios deste método.

Contribui para a limpeza do organismo: Melhora de Oxigenação Sanguínea, desperta as células musculares e cerebrais adormecidas, estimulando as funções da mente e novas áreas.

Resultados rápidos e duradouros

Aumento da flexibilidade, do tônus e da força muscularAlívio de tensões, de estresse e de dores crônicasMelhora da coordenação motoraMaior mobilidade das articulaçõesEstímulo do sistema circulatório e da oxigenação sanguíneaFavorecimento da drenagem linfática e a eliminação das toxinasAumento da concentraçãoMelhora da capacidade respiratóriaRelaxamento corporal e mental

Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou, após 20 aulas que as mudanças são visíveis, e após 30 aulas começam a notar as mudanças. O Pilates baseia-se em alguns princípios básicos desde a sua concepção. Através destes princípios, os praticantes alcançam seus objetivos pessoais e todos os outros benefícios do método. Os princípios existem para garantir que a atividade seja realizada de forma correta, segura, harmônica, equilibrada e eficiente; respeitando, principalmente, os aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo. Joseph Pilates, o criados do método, baseou-se em princípios da cultura oriental (concentração, controle corporal, flexibilidade, equilíbrio, percepção), e princípios da cultura ocidental (tônus, resistência e definição muscular). Da combinação destas visões distintas, surgiram os princípios básicos que norteiam o método Pilates. 

Respiração: Deve estar perfeitamente coordenada com os movimentos. Os movimentos são realizados no ritmo da respiração. A cada exercício deve-se inspirar profundamente no momento do esforço máximo a fim de enviar oxigênio fresco ao pulmão, expirando-o logo em seguida, expulsando todo o ar impuro dos pulmões.

Concentração: É importante colocar atenção nos movimentos executados nos exercícios, unir a mente a cada um deles, visualizando o passo seguinte para que o sistema nervoso central escolha a melhor combinação de músculos na hora de realizá-los. Quando o corpo e a mente funcionarem como uma equipe, você conseguirá realizar um programa de exercício perfeito.

Precisão: É indispensável concentrar-se nos movimentos com precisão, caso contrário eles perderão toda sua eficácia. Deve-se trabalhar com qualidade e não com quantidade.

Controle: Movimentar-se sem controle pode causar uma lesão. Quando se trabalha concentradamente, adquire-se um controle sobre todos os movimentos. Esse controle foi chamado por Joseph Pilates de “Arte do controle”.

Fluidez nos movimentos: Os exercícios não devem ser demasiado rápidos nem demasiado lentos, nem devem ser feitos com gestos abruptos que possam prejudicar o corpo. O trabalho consiste uma sucessão de exercícios que fluem numa vigorosa dinâmica.

Centralização: O Corpo humano tem um centro denominado “Powerhouse” que corresponde ao abdome, a coluna lombar e os glúteos, origem de todos os nossos movimentos. O método Pilates dá grande enfoque no fortalecimento desse centro. Os músculos associados a ele suportam a coluna, os órgãos internos e a postura. Estabilizam o dorso e permitem o alongamento do corpo.